Capoeira para as crianças e os benefícios

120

A Academia e Ponto de Cultura Capoeira de Valor no Centro de Campinas oferece aulas para as crianças todos os sábados a partir das 10 horas.

Se tornou tradição o ensino da capoeira para as crianças tanto na Academia no centro da cidade localizada na Rua Cesar Bierrambach como em várias escolas particulares e Ongs em Campinas e Região.

A procura por aulas de capoeira infantil após o período mais agudo da pandemia tende a aumentar em razão dos benefícios da sua prática avalia o Professor de Capoeira Anselmo responsável pelas aulas no Centro de Campinas.

Com a imunização das crianças a partir da vacinação, e com as medidas protocolares de prevenção contra o vírus, a demanda deve aumentar avalia o professor.

 Os benefícios para os pequenos

Não é de hoje as observações pedagógicas e clínicas quanto aos benefícios da capoeira para as crianças. Além da prática esportiva, o aspecto artístico-cultural é desenvolvido por meio dos exercícios de musicalização potencializado com o aprendizado da música e de execução de instrumentos musicais.

A capoeira é para meninos e meninas. Muitas outras razões levam os pais a matricularem seus pequenos em academias, ou em escolas que oferecem a capoeira como prática curricular ou extracurricular. A recomendação do ensino da capoeira para as crianças é a partir dos 3 anos de idade

A capoeira ajuda também a aprimorar o controle emocional, estimula a observação e a defesa do pequeno. Amplia a capacidade cognitiva, contribui para a formação cultural e moral, desperta a curiosidade, potencializa o desenvolvimento físico, amadurece a noção de tempo e espaço e proporciona o combate a inibição. A capoeiragem é uma prática coletiva e solidária, que se adequa facilmente ao ambiente infantil, sobretudo por força do seu caráter lúdico e recreativo.

Toda o processo de aprendizagem da capoeira é baseado na construção de um forte laço de respeito mútuo, de maneira que no jogo na roda, se joga com e não contra o outro.

Essa característica marcante da capoeira contribui para o desenvolvimento das relações interpessoais. Ajuda os introspectivos e os hiperativos sem interferir na individualidade da criança. Tantos outros benefícios poderiam ser elencados. A literatura do tema é densa e tem se elevado com regularidade, para a sorte da arte da capoeira, como para seus praticantes crianças e adultos.

Pratique Capoeira, leve seu pequeno e sua pequena.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui