Ser Capoeirista

98

Mestre Biro/

Por trás de uma escolha existe uma história de determinação, dedicação, busca pelo conhecimento, estudo contínuo, de aplicação nos treinos e, principalmente, a valorização aos grandes mestres.

O que realmente faz o capoeirista acreditar e praticar a capoeira é a motivação, que é de caráter pessoal. Ela é sempre questionada, podendo haver maior ou menor aplicação, mas sempre é redescoberta através do envolvimento do capoeirista pela modalidade, pois quando ele está envolvido consegue obter energia para se dedicar e, assim, aperfeiçoar seus conhecimentos, adquirindo e melhorando as suas habilidades pessoais, obtendo a aceitação dos companheiros e o reconhecimento interno e externo do grupo.

A decisão de se tornar um capoeirista nunca é e nem será de natureza puramente racional. A capoeira não é um estágio de vida, ela é um envolvimento na vida.

E para se tornar um mestre de capoeira não é preciso planejar, mas é necessário, envolver-se e doar-se, se entregando ao sentimento de carinho e respeito para com a capoeira e toda a sociedade capoeirista.

Ser capoeirista é procurar ter emoções profundas com frequência, pois elas dão liberdade de poder expressar os sentimentos que são capazes de realizar as ações que geram alegria, brilho e amor. É assegurar a cultura, a tradição e transformá-las em um bem comum, envolvendo a sociedade através de atitudes positivas, possibilitando que um número cada vez maior de pessoas descubra e pratique a alegria de jogar capoeira.


Mestre Biro –  Discípulo de Mestre Cicero. Autor de diversos livros, destaque para Capoeira, Cultura que Educa. Doutorando pela Faculdade de Educação na Unicamp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui