Capoeira de Valor 2022. Foto em destaque: Juliana Vitorino.

Um dos resultados consequentes dos mais de 25 anos de prática e ensino da capoeira por mestre Cícero e seus discípulos, na cidade e fora dela foi a fundação da Associação Cultural Capoeira Cordão de Ouro Campinas em 2005.

Em razão do momento social e econômico do país, a Associação passou por atualizações legais, e a partir de 2022 a entidade passa a ter a denominação de Associação Cultural Capoeira de Valor. Em março de 2021 o coletivo de Mestres encabeçado por Mestre Cícero (Mestres Joguinho, Biro, Rodrigo, Ferpa Téo e Lu Pimenta) é reconhecido como Ponto de Cultura com base na Lei Cultura Viva 13.018/2014.

A partir desse reconhecimento os princípios e diretrizes que orientaram as ações do coletivo foram aprimoradas no sentido de qualificar ainda mais o oferecimento do saber da capoeira a todo o conjunto da sociedade através da Associação.

“Desenvolver e estimular ações culturais e sociais à família, à infância, à adolescência, à maternidade e para o público da melhor idade”

Os principais compromissos que orientam essas ações são: Promoção do estudo e prática da Capoeira; sua integração com outras manifestações culturais afro-brasileiras bem como a troca de experiências e informações com outras culturas populares; Possibilitar aos associados, através de pesquisa e prática desportiva da Capoeira, da dança, da música, o seu desenvolvimento no âmbito pessoal, social e cultural; Promover e estimular a defesa e a conservação do patrimônio cultural, artístico, material e imaterial; Desenvolver e estimular ações culturais e sociais à família, à infância, à adolescência, à maternidade e para o público da melhor idade.

A partir dessas tarefas, entre outras tantas, a Associação Cultural Capoeira de Valor nucleadas em diversas regiões da cidade, do pais e no exterior se consolida como um canal permanente de valorização, preservação e fruição do Patrimônio Cultural e Desportivo brasileiro, a Capoeira. Compartilhe, socialize. Pratique a capoeira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui